quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Manual de uma pessoa imperfeita!!!!

Hoje no meu FACEBOOK eu refleti um pouco sobre os acontecimentos da vida, pós formatura.
Aqui, no meu blog, eu quero falar sobre uma tema espinhoso: Até que ponto devemos ceder para alimentar a inveja?
Muitas vezes nos deparamos com situações que nos exigem reflexões que envolvem questionamentos sobre a qualidade de nossos valores. Reflexões que envolvem questionamentos acerca de qual postura adotar diante da vida ou, em estrito senso, diante das situações que a vida traz.
Algumas pessoas parecem ter duas personalidades ou múltiplas personalidades - uma personalidade para cada situação.
Vejamos um exemplo, que é muito comum: o personagem de nossa história, perante o núcleo parental ascendente - leia-se pai e mãe - adota uma postura de rígida perante as pessoas, coisas, valores, estudos,que beira a arrogância elitista(talvez para se encaixar na aprovação dos pai/mãe). No trabalho adota personagem bonachão/simples, de linguagem popular (veja, postura totalmente diversa do personagem acima descrito), pórem extremamente responsável, ético. Com amigos, encarna o personagem legal, brincalhão, adolescente inconseqüente, magnânimo (em termos materiais) ao ponto de comprar a complacência das pessoas.O PRAZER é o mais importante, não importa como, mesmo que isto signifique o exageros ilícitos... Nestes exageros há, ainda, uma dose extra, porque incluem-se: neles: traições, mentiras. Para este personagem o importante é aproveitar o momento, não importa como!!!Viver perigosamente, com segredos - que não são segredos para ninguém - é pura emoção!
Quem é, na verdade, esta pessoa?
Fazendo uma análise fria, pensamos que possa ser uma pessoa tentando se encaixar nos diversos papéis que a vida nos impõe: de bom filho(a), amigo(a),etc...
Eu me pergunto: há nestas personalidades alguma que seja verdadeira?
Como agravante talpersonagem empurra sua vida pela barriga, já que essa é marcada pela disponibilidade de atender os prazeres momentâneos. A marca principal do personagem é volubilidade, pois na vida do personagem, não há espaço para compromissos - todas tentativas, até o momento, fracassaram - vez que sua prioridade é o gozo.
Será que em um dado momento da vida este personagem se perguntou porquê se esforça tanto para interpretar vários papéis, na tentativa vil - mal sucedida - de ludribriar as pessoas?
Que tipo de pessoa acha que o barato da vida é manter segredos e mentiras como um equilibrista na corda bamba?
Notadamente, todos que escolhem esta vida sabem dos riscos que incorre ao manter tal postura, pois que como diz o velho ditado "você pode enganar uma pessoa por muito tempo, algumas por algum tempo, mas não todos por TODO TEMPO"!
Será que tal postura é calcada na certeza da impunidade?
A covardia de enfrentar suas fraquezas e perdas, megalomania - que geralmente ocorre nos filhos mimados, que não tem limites para satisfação de suas vontades.Resultado: quando na fase adulta, não existem para eles freio moral, pois não aprenderam que existe limites para a safistação do ego.
A FRUSTRAÇÃO é algo recorrente em sua vida pois que, é sabido que aqueles que vivem de segredos mentiras e traições, FOCA TODA SUA ENERGIA para manter este estilo de vida...sem haver espaço para viver, de fato, algo genuíno.
Seu contentamento limita-se na manutenção da "falsa sensação de poder", de "onipotência" que é proporcionada pela tentativa de enganar outrem, sem ser descoberto.
Na verdade, na verdade, toda esta superficialidade vem da FRAQUEZA E CONSEQUENTE DESORIENTAÇÃO DIANTE DA VIDA, pois aqueles que escolhem este caminho, não são capazes de fazer escolhas, não são capazes enfrentar críticas e a inveja "da grama mais verde do vizinho" é recorrente, pois é a sindrome da inveja...
A reflexão que fica é; Quem não é imperfeito?  O texto  Manual de uma pessoa imperfeita, é apenas uma análise das diversas nuances que o ser humano tem. O filosofo Ovídio já dizia que "o ser humano é sobretudo um oceano de incongruências"...belas palavras....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALFA

 Cara, quem disse para você que eu quero a sua ajuda? Quem disse, que eu escuto músicas, rio e danço por causa de você? Quem disse que eu pr...